segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Projeto do I EDEPe

I EDEPe
Encontro Distrital de Estudantes de Pedagogia
Pedagogia em espaços escolares e não escolares*



1- Apresentação


O seguinte Projeto traz todas as informações pertinentes ao I EDEPe (Encontro Distrital de Estudantes de Pedagogia), visando melhor sistematização das ações para implementá-lo. A intenção de fazer com que o projeto aconteça permeia estudantes do Distrito Federal há algum tempo. Porém, pela primeira vez conta com um Projeto escrito, definindo tarefas para cada momento.
O Projeto se inicia contando o histórico de como nasceu a idéia do I EDEPe e o porque dele ter mais chances de dar certo nesse momento. A seguir passa para a justificativa da realização do Encontro e seus respectivos objetivos destacados claramente. Dadas as informações gerais do Projeto, é apresentado o calendário com as datas das atividades e as comissões responsáveis por implementá-las antes e durante o Encontro, dependendo da ação.
Finalizando, há uma explanação sobre programação e metodologia dos espaços do EDEPe, bem como se dará a certificação. O orçamento mostra o custo de alguns materiais básicos para a execução do Projeto.


2- Histórico

A participação do DF nos espaços de discussão da Pedagogia, a nível nacional e estudantil, em termos de representação, quase sempre foi feita pela UnB (Universidade de Brasília) e, mesmo assim, com atuação mais individual do que coletiva. A partir de junho de 2005, com um Seminário da ANFOPE (Associação Nacional pela Formação dos Profissionais em Educação) e, principalmente após o XXV ENEPe (Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia), em Belo Horizonte, de 17 a 23 de julho de 2007, um grupo de estudantes do DF passou a questionar esse quadro.
Naquela oportunidade, este grupo foi o mesmo que construiu o VII FONEPe FONEPe (Fórum Nacional de Entidades de Pedagogia), ocorrido em Brasília de 12 a 15/11/2005 e que conseguiu uma reunião com o Ministro da Educação, Fernando Haddad. Na época, a principal discussão das entidades ligadas à educação eram as DCNs (Diretrizes Curriculares Nacionais) para o curso de Pedagogia. Nessa linha, da reunião com o ministro em 14/11/2005 foi assinado o ofício n. 406/2005/MEC (cópia em anexo), onde ele se prontificou a não homologar as DCNs sem antes fazer uma reunião presencial com a ExNEPe (Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia).
Por estar sobrecarregado organizando o Fórum, esse grupo não conseguiu se articular para fazer o I EDEPe no primeiro semestre de 2006. Além disso, outras questões surgiram, como a prioridade de se unir com a ExNEPe para construir uma proposta de DCNs e entregar ao MEC, em contraposição aos seguidos projetos de resolução do CNE (Conselho Nacional de Educação). Com a homologação das DCNs em 15/05/2006 (Diário Oficial da União de 16/05/2006), estudantes do DF deixaram de lado a pauta local e partiram para o debate sobre a questão do curso.
Divergências internas da ExNEPe fizeram com que o VIII FONEPe marcado para Belém/PA por volta de abril de 2006 não acontecesse, o que gerou um grande impasse. Outro fator que contribuiu para a não criação da ExDEPe (Executiva Distrital de Estudantes de Pedagogia) foi que o XXVI ENEPe ocorreu em Macapá/AP e devido a dificuldade de transporte só participaram 3 pessoas de todo o DF. Quando poucas pessoas participam do maior Encontro da Pedagogia é difícil fazer qualquer mobilização. Em seguida, houve o VIII FONEPe, em Vitória/ES, contando com 13 pessoas do DF e, o IX FONEPe, em Viçosa/MG, com 2 representantes.
Entre os dias 15 e 21/07/2007 ocorreu o XXVII ENEPe, na cidade de São Luís/MA. O DF participou com 64 pessoas de diferentes IES (Instituições de Ensino Superior). Esse fato fez reacender a proposta de se criar a ExDEPe ao analisar que várias pessoas irão contribuir para que o evento ocorra, justamente por já ter se familiarizado com o movimento estudantil de Pedagogia e a metodologia de trabalho. Para tanto, é substancial que seja uma executiva representativa de todos(as) estudantes de Pedagogia do DF, composta por Instituições públicas e privadas. Essa representatividade se dará a partir da participação dessas pessoas.


3- Justificativa

A Pedagogia, no que se refere a atuação profissional, até hoje não tem uma representação nacional, como um Conselho, a exemplo do que acontece em outras áreas. O que existem são várias entidades que trabalham com a temática da educação e se reúnem, na maioria das vezes, para debates de área.
No tocante ao movimento estudantil é um pouco diferente. Existe a ExNEPe, que realiza 3 grandes espaços de debate anualmente. O maior deles é o ENEPe, realizado sempre no mês de julho, sendo essa data uma definição estatutária. Os outros dois são o FONEPe, realizados semestralmente, geralmente nos meses de abril e novembro.
Além da ExNEPe existem as Executivas Estaduais, que realizam os encontros em cada estado. A base do movimento estudantil são os Centros Acadêmicos e Diretórios Acadêmicos, que tem contato mais direto e permanente com estudantes a que representam e organizam a ida dos mesmos para os espaços nacionais. O DF é um dos locais onde não tem executiva e essa é uma discussão que vai ser pautada no Encontro.
A avaliação que se faz atualmente é que há um grande abismo entre as entidades de representação estudantis e docentes. Isso acaba por se refletir no desenvolvimento do curso de graduandos e nas pesquisas e extensões realizadas pelas IES, não corroborando para um projeto de educação para a nação. Uma atuação mais próxima de estudantes com docentes supriria essa carência.


4- Objetivos

A homologação das DCNs para o curso de pedagogia traz a necessidade de conhecer o que mudou na profissão. Entidades como o FORUMDIR (Fórum de Diretores de Faculdade/Centros de Educação das Universidades Públicas Brasileiras) defendiam que o curso deveria ser bacharelado e licenciatura. A entidade perdeu essa disputa (o curso ficou como licenciatura) mas ganhou outra, no que diz respeito a carga horária. Pedagogia é a única licenciatura com 3.200 horas (as outras tem 2.800). A discussão sobre as diversas concepções de Base Docente também rendeu muitos debates, bem como a definição do que são espaços escolares e espaços não escolares, tema do Encontro.
Assim, o objetivo principal do I EDEPe é poder trabalhar essas problemáticas com discentes, docentes e profissionais da educação, dentro e fora do espaço escolar, como algumas OSCIPs (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). Os eixos secundários irão permitir fazer a ligação com outras questões que se colocam para a Pedagogia, como currículo, a função social da Pedagogia e o próprio MEPe (Movimento Estudantil de Pedagogia).
Afinal, por quê surgiu a necessidade de uma mudança no curso e de que forma se deu esse processo? De que forma uma Executiva Distrital pode ajudar discentes e docentes? O que é uma escola? Onde se tem um modelo educacional eficiente e eficaz? O que significam mais 40 horas no currículo? Dessa forma, fica claro que o objetivo principal do Encontro é a integração de estudantes e docentes para a formulação de uma proposta de educação para o Brasil.


5- Calendário

Objetivando a efetivação do I EDEPe, foi pensado um calendário para melhor sistematizar as ações. A divulgação do Projeto através de um site permitirá maio visualização, juntamente com o edital, fomentando o debate nas IES para que decidam em realizar ou não um Pré-EDEPe. A reunião de avaliação antes do Encontro objetiva ajustar os detalhes finais e logo em seguida haverá uma confraternização, ainda não definida o caráter, para entrosamento da organização. Cerca de duas semanas antes haverá a prestação de contas.
18/09/2007 (terça-feira) - 18:00
1- Projeto Digitalizado (tema palestrantes, logística)
2- Estatuto da ExDEPe (enviar para entidades para debate)
3- Edital de convocação.

20/09/2007 (quinta-feira) - 18:00
1- Apresentação para o CAPe/UnB e outras entidades.
2- Início da procura de patrocínio.

21/09/2007 (sexta-feira) - 20:00
1- Divulgação do Projeto no site do CAPe/UnB.

24 a 28/09/2007 (segunda a sexta-feira) - Todo o dia
1- Divulgação do I EDEPe nas IES.
2- Formar as comissões.

29/09/2007 (sábado) - 10:00
1- Primeira reunião de avaliação. Local: CAPe/UnB.

01 a 05/10/2007 (segunda a sexta-feira) - Horário a definir
1- Pré-EDEPe nas IES.
2- Debater Estatuto.

06/10/2007 (sábado) - noite
1- Confraternização da Organização do Encontro.

15/10/2007 (Segunda) - 18:00
1- Prévia da prestação de contas.

27 e 28/10/2007 (sábado e domingo) - 08:00 – 17:00
1- I EDEPe.


6- Comissões

Alimentação: lanche para os intervalos e almoço para os períodos mais longos.

Cultura: artesanato, música e outros tipos de entretenimento para intervalo do almoço e entre as mesas redondas.

Logística: funcionamento dos banheiros, bebedouros, sinalização, contato com o SAM (Serviço de Atendimento Médico) do HUB para possíveis eventualidades.

Inscrição: pegar as inscrições feitas por e-mail e preparar os crachás. Caso o número máximo de 250 inscrições não seja completado por e-mail, fazer as inscrições por dia

Comunicação: divulgar o EDEPE e suas resoluções, secretariar as atividades e divulgá-las no site do CAPe/UnB. Solicitar xerox com Direção da FE, docentes e Copiadora da FE-5. Domínio do site do CAPe vinculado ao site da FE: solicitar com Kalil (técnico de informática da FE).

Programação: indicar palestrantes, coordenadores de GDs e mesas.

Financeira: procurar patrocínio e captar possíveis recursos do evento. Indicação: Livraria Hildebrando, SINTFUB, Xerox da FE 5 (Edílson) e Faculdades Particulares.

Material: canecas, bloco de folhas, canetas, pastas, água para palestrantes e cópia de textos pertinentes indicados pela Comissão de Programação.

Coordenação-Geral: sistematizar todas as comissões e centralizar as informações que achar mais importantes, evitando desencontros e possibilitando maior agilidade no desenvolvimento do EDEPe.


7- Programação

A programação foi pensada para sábado e domingo, quando a maioria de participantes poderá participar, supondo que não trabalham em fins de semana. Ainda, os temas tem relação entre si, para que cada atividade não fique destoante de outra, o que acabaria esvaziando o Encontro. A data está marcada para os dias 27 e 28/10/2007, pois o mês de novembro é de provas para grande parte de estudantes de particulares e prejudicaria a participação deste público no evento. Os palestrantes ainda vão confirmar a presença no EDEPe.
Outro motivo da escolha da data do EDEPe é fazer com que os(as) representantes eleitos para a ExNEPe tomem posse na próxima reunião da referida Executiva, a ser realizada no X FONEPe, de 1 a 4/11/2007 em Fortaleza/CE, na UFC (Universidade Federal do Ceará), garantindo um tempo maior da participação dos mesmos na ExNEPe.


Sábado

08:00 – 9:30
Plenária inicial

09:30 – 11:30
A atuação do MEPe diante das Diretrizes Curriculares para a Pedagogia
(atividade equivalente a 20% de presença)
Palestrantes:
ExNEPe - Artur Kraimmer
UnB - Rafael Ayan
Ex-diretor da UNE - Zé Ricardo
11:30 - 13:30
almoço
13:30 - 15:30
GD de estatuto
(atividade equivalente a 20% de presença)
Coordenadores:
Gabriela Freitas (UnB)
Marco Baratto (UnB)
James Bown (UnB)
16:00 - 18:00
Mercado de Trabalho ou Campo de Atuação: Para onde caminha o currículo da Pedagogia?
(atividade equivalente a 20% de presença)
UnB - Leila Chalub (Decana de Extensão)
UCB - Tatiana Portella (Coordenadora de Graduação)
Domingo

08:00 - 10:00
FUNDEB
(atividade equivalente a 20% de presença)
UnB - João Monlevade (Consultor de Educação do Senado)
UnB - Remi Castioni (Chefe do PAD/Departamento de Planejamento e administração da FE)

10:30 - 11:30
(atividade equivalente a 20% de presença)
Plenária Final

8- Metodologia

Mesas Redondas: palestrantes de diversas IES do DF debatendo os eixos do Encontro. A mediação da mesa será realizada por um(a) estudante de alguma IES do DF.

GD: 1 (um) Grupo de discussão sobre o estatuto da ExDEPe e Plano de Ações, que é o que a gestão da EDEPe vai seguir durante sua gestão.

Plenária Final: último momento do Encontro, onde será votado o Estatuto, formada a ExDEPe e eleitos até 4 representantes para a ExNEPe, tomando posse em reunião da Executiva Nacional para o período de um ano. Para a votação serão considerados apenas estudantes regulares de Pedagogia, inscritos no I EDEPe e com crachá.


9- Certificação

A certificação vai ser efetivada pelo DEX (Decanato de Extensão) como evento de extensão. Para isso, o Projeto deve passar por uma reunião Departamental da FE, podendo ser o PAD (Departamento de Planejamento e Administração), o TEF (Departamento de Teoria e Fundamentos) ou o MTC (Departamento de Métodos e Técnicas). Com isso, participantes estudantes de Pedagogia poderão aproveitar o certificado como crédito ou horas extracurriculares, dependendo de cada IES. Para a certificação emitida pelo DEX é obrigatória a presença em pelo menos 75% das atividades. Cada atividade do EDEPe equivale a 20% de participação, totalizando 100% com as 5 atividades.

10- Orçamento

Pastas - 250 unidades - R$1,00 (preço da unidade) - total: R$ 250,00
Canecas - 250 unidades - R$ 0,50 (preço da unidade) - total: R$ 125,00
Canetas - 250 unidades - R$ 0,30 (preço da unidade) - total: R$ 75,00
Papel tipo A4 - 1500 folhas - 12 (resma c/ 500 fl) - total: R$ 36,00
Água (500 ml) - 30 unidades - 0,50 (preço da unidade) - total: R$ 15,00
Total do orçamento: R$ 501,00
* já inclui as modificações ocorridas com o nome de palestrantes que foram substituídos.
você pode adquirir uma cópia digitalizada deste documento enviando um e-mail para exdepe@gmail.com

Nenhum comentário: