domingo, 28 de agosto de 2011

Ata da Plenária Final do III EDEEPe

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Por volta das 14 horas e 30 minutos do dia 21 de agosto de 2011, na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, deu-se início à Plenária Final do III Encontro Distrital e Entorno de Estudantes de Pedagogia, sob o tema “Educação e Direitos Humanos: Desafios da IES na Formação Docente”. A Plenária se iniciara com o quórum de 30 participantes, de um total de 47 credenciados e 74 inscritos, a constar de nove instituições diferentes, com o seguinte ponto de pauta:

  1. Sede do IV EDEEPe;
  2. Eleição dos representantes da Executiva Distrital e Entorno de Estudantes de Pedagogia;
  3. Eleição dos representantes do DF e Entorno da Executiva Nacional dos/as Estudantes de Pedagogia;
  4. Plano de Lutas.

SEDE DO IV EDEEPE

Foi apresentado um histórico da sede do I, II e III EDEEPe ter-se realizado na Faculdade de Educação da Universidade, e que, por iniciativa dos próprios anfitriões do EDEEPe, haver uma rotatividade de sedes e a importância a que se dá. Estudantes do IESB (Instituto de Ensino Superior de Brasília) e da UEG-Luziânia (Universidade Estadual de Goiás) se apresentaram como possíveis sedes, mas expuseram situações-problemas de se dar certeza de ser uma possível sede, devido ao apoio institucional. Representantes da JK-Gama expuseram que gostariam de levar o encontro, mas que a instituição não possui infra-estrutura adequada para tal.

A Plenária lançou então, dois encaminhamentos para a decisão de uma possível sede, encaminhadas para votação, sendo elas:

  1. Decidir a sede e uma possível sede suplente, contando que na próxima reunião da ExDEEPe, a ser marcada, se confirmaria a sede, já com respostas do apoio institucional.
  2. Retirar apenas o indicativo das sedes, para que estas voltem as suas instituições, buscando apoio institucional e apresentem respostas na próxima reunião da ExDEEPe.

Por constraste visual, entre votos da primeira e segunda propostas e abstenções, decidiu-se pela segunda proposta.

A Plenária decidiu ainda por definir o tema da próxima sede na Plenária em vigência, para dar melhor encaminhamento ao projeto a ser apresentado nas instituições. Sendo assim, acrescentou-se a proposta como quinto ponto de pauta.

ELEIÇÃO DOS REPRESENTANTES DA EXECUTIVA DISTRITAL E ENTORNO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA

Se auto-indicaram e foram indicados como os seguintes representantes da ExDEEPe, e aprovados pela Plenária, conforme rege o estatuto da ExDEEPe:

  1. Yuri Barbosa Santos (UnB)
  2. Jacqueline Soares da Silva (JK-Gama)
  3. Ivone (Uniplan)
  4. Alexandre Pimenta (UnB)
  5. Karla Ramalho (UEG-Luziânia)
  6. Vânia Lúcia do A. Hipólito (UEG-Luziânia)
  7. João Pedro Corrêa Cruz (UnB)
  8. Cristiane Fernandes Guimarães (UnB)
  9. Héllen Vilela Ferreira (UnB)
  10. Paulo César (JK-Gama)
  11. Stephanie Ribeiro (IESB)
  12. Joselia dos Santos Cardoso Marques (JK-Gama)
  13. Neusimar Alves de Almeida (JK-Gama)
  14. Glecy Morais de Oliveira (IESB)
  15. Alisson Costa (UnB)
  16. Deise Rocha (UnB)
  17. Thalita Samara (UnB)
  18. Bruna Alvarez Lemos do Carmo (UnB)
  19. Aisson (UEG-Luziânia)
  20. Raísa de Melio Rolim (IESB)
  21. Virgílio Soares da Silva Neto (UnB)
  22. Joice Pinho de Almeida (UnB)

ELEIÇÃO DOS REPRESENTANTES DO DF E ENTORNO DA EXECUTIVA NACIONAL DOS/AS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA

Se auto-indicaram e foram indicados como os seguintes representantes da ExNEPe, conforme rege o estatuto da ExDEEPe e ExNEPe:

  1. Yuri Barbosa Santos (UnB)
  2. Alexandre Pimenta (UnB)
  3. Daniele Ferrão (UnB)
  4. Alisson Costa (UnB)
  5. Deise Rocha (UnB)

Foram levantadas questões sobre equilibrar os representantes de acordo com gênero e insituição. A Plenária se posicionou a favor dos possíveis representantes, não colocando contrapontos e todos os indicados pertecerem a uma única instituição, com argumentos apresentados.

Em um primeiro momento, as duas estudantes do sexo feminino optaram por quererem ser suplentes. Mas a plenária se posicionou a favor de realizar sorteio, em que uma permaneceria como titular e outra suplente, se garantindo o nome das duas indicadas como representantes do DF e Entorno na ExNEPe.

A plenária decidiu por também realizar sorteio, para se escolher entre os indicados, quem permaneceria como representante, sendo assim, foram escolhidos primeiro os dois nomes a comporem a ExNEPe-DF/Entorno, e depois quem se manteria como titular e suplente.

Desta forma, compõe a ExNEPe-DF/Entorno, aprovados pela plenária:

  1. Daniele Ferrão (titular)
  2. Alisson Costa (titular)
  3. Deise Rocha (suplente)
  4. Yuri Barbosa (suplente)

PLANO DE LUTAS

Apresentam-se como propostas encaminhadas pelos GDT’s, logo após intervenções realizadas e as deliberações definidas como bandeiras de luta da ExDEEPe:

PNE

  1. 10% PIB, contra o novo PNE que não defende a educação pública de qualidade (Proposto pelo GDT)
  2. Lei de responsabilização, regime de colaboração. (Proposto pelo GDT)

Destaques: Alteração de texto (Deise e Alexandre)

Bandeira definida:

Lutar por uma lei de responsabilização do Estado que contemple sanções, ao mesmo caso haja omissão no âmbito das políticas educacionais. Lutar pela efetividade do regime de colaboração.

  1. Espaço (setembro e outubro) para debater o novo PNE em todos os seus eixos. (Proposto pelo GDT)

Destaques: Alteração de texto (Deise e Alexandre)

Bandeira definida:

Realizar espaços em setembro e/ou outubro para debater o novo PNE em todos os seus eixos, nas IES, e que em novembro se realize um GDT de avaliação e deliberação sobre o PNE.

Movimento Estudantil

4. Ratificar a independência do MEPe do DF e Entorno frente à UNE. (Proposto pelo GDT)

Destaques: Esclarecimento (Karla); Alteração (Deise)

Bandeira definida:

Reafirmar a independência do MEPe do DF e Entorno frente à UNE.

5. Buscar fomentar e fortalecer o ME entendendo seus espaços como espaços de formação para um pedagogo crítico e atuante. (Porposto pelo GDT)

6. Lutar para que os currículos e instituições de Pedagogia contemplem e considerem o ME como espaço de formação. (Proposto pelo GDT)

Destaque: Esclarecimento (Karla)

Bandeira definida:

Lutar para que os currículos e instituições de Pedagogia contemplem e reconheçam o ME como espaço de formação.

7. Defesa da educação pública.

Destaque: Adendo (Deise)

Bandeira definida:

Reafirmar a defesa por uma educação pública, gratuita, laica e de qualidade.

8. Realizar uma campanha para construção e fortalecimento de CA’s /DA’s e demais espaços de organização d@s estudantes de Pedagogia. (Proposto pelo GDT)

9. Eixos como trabalho de bases, planos de Luta e Movimento Estudantil como espaço de auto-formação. (Proposto por Yuri)

Destaques: Alteração (Yuri)

Definido como proposta de tema para o IV EDEEPe, a ser tratado no próximo ponto de pauta.

Alteração realizada: Temática: Formação para além da sala de aula. Eixos como: Movimento Estudantil, Pesquisa e Extensão etc.

10. Lutar pela garantia do passe estudantil para todos os dias da semana ou pelo menos de segunda a sexta, tendo em vista que não só o tempo da sala de aula faz parte da nossa formação. (Proposto por Yuri)

Destaques: Alteração (Karla) e Esclarecimento (Hellen)

Bandeira definida:

Lutar pela garantia do passe estudantil do DF para todos os dias da semana, tendo em vista que nossa formação não ocorre apenas em sala de aula.

11. Garantir meia passagem para os estudantes nos transportes inter-estaduais e inter-municipais, beneficiando os estudantes do Entorno. (Proposto por Karla)

Destaques: Alteração (Yuri e Alisson)

Bandeira definida:

Lutar pelo passe livre para os estudantes do Entorno nos transportes inter-estaduais e inter-municipais.

12. Uma sugestão seria de dar mais incentivo aos estudantes da educação básica mais precisamente os dos últimos anos do E.M., em relação ao movimento estudantil, pois além de fortalecer e acrescentar idéias ao movimento, proporcionaria um desenvolvimento ideológico e talvez até profissional. Além de direito deles, deve ser atender ao fato de que eles vivenciam também bastante a “má qualidade” do ensino brasileiro. (Proposto por João Pedro)

Destaques: Esclarecimento (Hellen); Alteração (Alexandre e João); e Adendo (Yuri e Dani Ferrão)

Bandeira definida:

Fomentar através de uma campanha a construção de grêmios nas escolas do DF e do Entorno e articular o ME do Ensino Superior com o ME da Educação Básica.

Currículos

13. Melhorar a organização, planejamento e monitoramento dos estágios supervisionados nas IES. (Proposto por Karla)

Destaques: Esclarecimento (Jacqueline); Alteração (Thalita).

Bandeira definida:

Reivindicar junto à coordenação de curso das IES melhorias no que se refere à organização, planejamento, orientação e monitoramento dos estágios supervisionados.

14. Defesa da criação de uma disciplina de currículo. (Proposto por Deise)

Destaques: Esclarecimento (Dani Ferrão, Karla, Cris, João Pedro e Joice); Alteração (Alexandre e Deise)

Bandeira definida:

Defender a criação de uma disciplina de “Currículo da Educação Básica” e pela ampliação de espaços no curso de Pedagogia que debatam teorias curriculares.

15. Inserção/ Criação de espaços dentro e/ou alternativos às disciplinas curriculares. (Proposto por Deise)

Destaques: Esclarecimento (Stepahnie, Cris e Joice); Alteração (Deise)

Bandeira definida:

Inserção da temática “Movimentos Sociais” nas ementas curriculares nas disciplinas afins (“Sociologia da Educação”, “EJA”, “História da Educação” etc) e criação de espaços alternativos sobre essa temática.

16. Educação em DH no currículo de Pedagogia, transversalmente. (Proposto pelo GDT)

Destaques: Esclarecimento (Hellen); Alteração (Deise)

Bandeira definida:

Lutar pela inserção da Educação em DH como eixo no currículo de Pedagogia.

Executiva

17. Realizar uma propaganda prévia do EDEEPe, buscando construir um acúmulo e continuidade para o encontro. (geral) Liderança, programação, coordenação, organização, divulgação {circular eletrônica, cartazes, ofícios, impressão} e arrecadação. (Proposto por Alessandra)

Destaques: Alteração (Alessandra); Esclarecimento (João Pedro, Yuri e Alisson) Bandeira definida:

Realizar comunicação prévia do EDEEPe, por meio de circulares eletrônicas e impressos e passagens nas IES , buscando construir um acúmulo e continuidade para o encontro.

18. Estabelecer reunião ordinária para a EXDEEPe a ser definida na plenária. (Proposto pelo GDT)

Destaques: Alteração (Yuri)

Bandeira definida:

O indicativo de reunião ordinária da EXDEEPe será no 2º sábado de cada mês.

19. Criar grupos de estudos no formato de mesas, RD’s, nas IES que abarquem as temáticas de DH, currículo e MS e financiamento da educação. (Proposto por Deise)

Destaques: Esclarecimento (Dani Ferrão); Adendo (Yuri)

20. Direito ao ensino público, valorização do magistério, valorização da segmentação, reestruturação de formação, melhorias acadêmico-pedagógico e CA {Instituição nas IES}. (Proposto por Alessandra)

Destaques: Esclarecimento (Deise e Dani Ferrão); Alteração (Alessandra)

Criar espaços de debates nas IES que abarquem temáticas como: DH, currículo, MS, financiamento da educação, direito ao ensino público, valorização do pedagogo etc.

21. Encontro para balanço do evento em novembro. (Proposto por Deise)

Destaques: Esclarecimento (Deise); Alteração (Thalita)

Proposta SUPRIMIDA.

22. Formação Docente:

a) Currículo(=) (+) (diferente) (?) MEC. (suprimida)

b) ME

c) ECA/LDB

d) Política/Formação/Política

Destaque: Esclarecimento e Alteração (Comissão de Sistematização e Geral)

Bandeira definida:

Criar grupos de estudos a cerca do ME, ECA/LDB, Políticas Públicas e Formação. (Proposta conciliada à de nº 20)

TEMA DO IV EDEEPE

As propostas foram debatidas ao longo da plenária, e portanto, a mesma se sentia esclarecida sobre todas as propostas. Algumas propostas foram apresentadas com eixos. Porém, a plenária decidiu por definir os eixos temáticos em espaço posterior.

1. Formação para além da sala de aula.

Obetendo 07 votos.

2. ECA

Obtendo 01 voto.

3. Educação brasileira no contexto internacional

Obtendo 01 voto.

4. Educação Popular

Obtendo 02 votos.

Definiu-se como tema para o IV EDEEPe o tema “FORMAÇÃO PARA ALÉM DA SALA DE AULA”.

Sendo assim, eu Deise Ramos da Rocha, estudante de Pedagogia pela Universidade de Brasília, lavrei a Ata da Plenária Final do III EDEEPe, dando-se por encerrada, por volta de 18horas e 30 minutos.

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Deise Ramos da Rocha

Assinam esta Ata, como coordenadores de Mesa:

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Karla Ramalho

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Stephanie Ribeiro

Brasília, 21 de agosto de 2011.

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