quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Marcha das Margaridas

17 de AGOSTO, 100 MIL MULHERES VÃO MARCHAR POR UM BRASIL MELHOR!

Apoie a Marcha das Margaridas! Siga a @MarchaMargarida no Twitter e ajude a divulgar a luta dessas 100 mil trabalhadoras rurais que, 17 de agosto, vão marchar em Brasília por um Brasil melhor!

----------------------------------------------------

A Marcha das Margaridas é uma ação estratégica das mulheres do campo e da floresta para conquistar visibilidade, reconhecimento social e político e cidadania plena.

Consolidou-se na luta contra a fome, a pobreza e a violência sexista e sua agenda política de 2011 tem como lema desenvolvimento sustentável com justiça, autonomia, igualdade e liberdade.
Coordenada pelo Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais composto pela Confederação Nacional de Trabalhadores na Agricultura – Contag, por 27 Federações – Fetag’s e mais de 4000 sindicatos, sua realização conta com ampla parceria.
Em 2011, as mulheres trabalhadoras rurais, pela terceira vez, estarão nas ruas, em movimento, para protestar contra as desigualdades sociais; denunciar todas as formas de violência, exploração e dominação e avançar na construção da igualdade entre homens e mulheres.
Junte-se a nós! Assuma o compromisso com a luta da Marcha das Margaridas de 2011. Venha marchar por desenvolvimento sustentável com justiça, autonomia, igualdade e liberdade para todas as mulheres!

Trabalhadoras do campo e da floresta pelo reconhecimento social e político e pela cidadania plena.


O que é a Marcha das Margaridas

É uma ação estratégica das mulheres do campo e da floresta para conquistar visibilidade, reconhecimento social e político e cidadania plena.
A Marcha das Margaridas se consolidou na luta contra a fome, a pobreza e a violência sexista e sua agenda política de 2011 tem como lema desenvolvimento sustentável com justiça, autonomia, igualdade e liberdade.

Coordenada pelo Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais composto pela Confederação Nacional de Trabalhadores na Agricultura – Contag, por 27 Federações – Fetag’s e mais de 4000 sindicatos, sua realização conta com ampla parceria.
Nos dias 16 e 17 de agosto de 2011, as mulheres trabalhadoras rurais, mais uma vez, estarão nas ruas, em movimento, para protestar contra as desigualdades sociais; denunciar todas as formas de violência, exploração e dominação e avançar na construção da igualdade para as mulheres.

Nossa presença

A Contag compõe a Marcha Mundial das Mulheres, portanto somos parte integrante da Marcha das Margaridas.

Todas as companheiras que vão para Brasília nos dias 16 e 17 de agosto deverão estar concentradas em participar das atividades da programação, não se dispersando para outros lugares, compromissos ou visitações. Isso é fundamental para evitar problemas.

O que levar para a Marcha das Margaridas

Colchonete

Coberta ou cobertor

Garrafinha de água

Caneca (preferencialmente de plástico porque é leve e não quebra)

Sapato confortável (vamos caminhar)

Material de uso pessoal (protetor solar, toalha, sabonete, etc)

Remédios de uso diário

Animação e solidariedade

O que deixar em casa

Objetos de valor

Roupas e sapatos além do necessário

Alas

A Marcha das Margaridas se organizará por alas. Sendo elas: 1. Biodiversidade e Democratização dos Recursos Naturais/ 2. Terra, Água e Agroecologia/ 3. Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional/ 4. Autonomia Econômica, Trabalho e Renda/ 5. Educação Não Sexista, Sexualidade e Violência/ 6. Saúde e Direitos Reprodutivos/ 7. Democracia, Poder e Participação Política.

A Marcha Mundial das Mulheres ficará na ala 4. Autonomia Econômica, Trabalho e Renda

Visibilidade

Cada estado tem a tarefa de pensar como dar visibilidade para nossas bandeiras de luta. Isso é faixas, pirulitos, banners.

Durante a nossa 3ª Ação foram distribuídas quase mil bandeiras. Para a Marcha das Margaridas não confeccionaremos outras, de forma que as militantes devem reunir o máximo de bandeiras possível e levá-las para que nossa ala tenha uma boa visibilidade.

Mostra da Marcha das Margaridas

A Marcha Mundial das Mulheres terá 4 stands com produtos das mulheres de várias regiões e ainda camisetas, sacolas e lenços da Marcha Mundial das Mulheres.

Alojamento

Assim como na 3ª Ação Internacional, na Marcha das Margaridas ficaremos alojadas em tendas da noite de 16 para 17 de agosto.

Por isso, leve seu colchonete e um cobertor. Em Brasília faz calor durante o dia, porém esfria a noite.

Espaço de camping - cada estado deverá indicar a quantidade de barracas para o e-mail margaridas@contag.org.br.

Identificação

Seremos cerca de 100 mil mulheres, isso nos exigirá muito auto-organização. O cuidado com a bagagem é importante. Identifique a sua!

Cada delegação deve se responsabilizar por seus pertences e deve definir a melhor forma de guardá-los durante a permanência em Brasília.

A organização providenciará pulseiras com o telefone da Contag para todas as participantes, como medida de segurança. Os estados podem fazer crachás para suas respectivas delegações para uma melhor identificação.

Alimentação

A alimentação dos dias 16 e 17 serão garantidas pela organização da Marcha das Margaridas. Porém a alimentação de viagem é por conta das delegações.

Cuide-se para não comer coisas que não são de costume para que não tenhamos adoecimentos.

Atenção especial para o consumo de água. Brasília nesse período é seca.

Crianças

No período da Marcha, o clima de Brasília é muito seco e as crianças ficam mais vulneráveis a adoecerem. A orientação é que não tragam crianças, mas considerando que muitas mulheres querem participar da Marcha e não têm com quem deixar suas filhas/filhos, a Cidade das Margaridas terá um espaço infantil. É necessário que cada estado informe a quantidade prevista de crianças para o e-mail margaridas@contag.org.br.

Ônibus

No processo de negociação com as empresas de ônibus, a orientação é que seja incluído cerca de 50 km a mais para circular dentro de Brasília.

Limpeza e Organização

Um dos compromissos da Marcha das Margaridas é em relação à sustentabilidade ambiental. Neste sentido, é importante que os estados pensem ações que dêem conta da importância em manter limpos os locais onde serão realizados os eventos (Cidade das Margaridas, ruas etc.).

PROGRAMAÇÃO16 e 17 de AGOSTO/2011 – Brasília/DF – CIDADE DAS MARGARIDAS - Pavilhão do Parque da Cidade

DIA 15/AGOSTO/2011

§ A partir das 20h-Cidade das Margaridas disponível para delegações.

§ OBS.: Não haverá jantar – será será servido chá, café, leite e pão.

DIA 16/AGOSTO/2011

§ Madrugada-Chegada e acolhimento das delegações

§ 5h30-Café da manhã

MANHÃ - a partir das 9h-

§ Inauguração da Mostra Nacional da produção das Margaridas

§ Painéis de debates:

1 – Desenvolvimento Sustentável – com foco nos eixos I, II, II

2 - Desenvolvimento Sustentável – com foco nos eixos IV, V, VI, VII

§ Lançamento da Campanha contra os agrotóxicos

§ Lançamento do PL de Iniciativa Popular para Reforma Política

§ Atividades culturais

§ Sessão Solene no Congresso Nacional

§ Ato no Congresso Nacional

§ Exposição Fotográfica – Mulheres Trabalhadoras na Marcha das Margaridas - Trajetória de lutas - Hall da Taquigrafia – Congresso Nacional

12h30- Almoço

ABERTURA POLÍTICA DA MARCHA DAS MARGARIDAS 2011

§ Lançamento do CD ‘Canto das Margaridas’

§ noite-Jantar

§ Show Margareth Menezes

DIA 17/AGOSTO/2011

§ 5h-Café da manhã

§ 7h-Saída da Cidade das Margaridas para a Esplanada dos Ministérios

§ 10h-Ato na Esplanada, em frente ao Congresso Nacional.

§ 12h30-Almoço

§ 15h-Ato de encerramento com a presença da Presidenta Dilma, no Parque da Cidade.

§ 17h-Retorno das delegações aos estados

* A programação ainda está sujeita a alterações.

Nenhum comentário: