segunda-feira, 15 de abril de 2013

A continuidade do MEPE DF e Entorno depende de você! Tome partido com seu CA e curso! Articule-se, não deixe essa bandeira cair!

Ás 17h do dia 10 de novembro de 2012, por maioria simples de votos, os participantes do IV EDEEPE decidiram, e por estar de acordo com o artigo 17 do estatuto, a não retirada de gestão para a EXDEEPE.
Foi criado o FÓRUM DE MOBILIZAÇÃO PERMANENTE DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DO DF E ENTORNO, com eixos de trabalho de base nos cursos de pedagogia do DF e Entorno buscando a reconstrução do MEPe na região.
O patrimônio será repartido igualmente por todos os CA’s que participaram a criação do FÓRUM (UnB, UEG, UCB).
1º de dezembro foi marcado o primeiro encontro do fórum, sob a temática REPRESENTAÇÃO ENTUDANTIL.

Saudações de Luta!

No último sábado, dia 10 de novembro de 2012, nós, estudantes de Pedagogia do Distrito Federal e Entorno nos reunimos em Plenária Final no seu IV Encontro Distrital e Entorno de Estudantes de Pedagogia, em que o foco do debate foi sobre a Representação Estudantil. Depois de longo debate apresentando problemáticas e avanços do Movimento Estudantil de Pedagogia em nível Distrital e Nacional, foi apresentado a possibilidade em não se retirar uma gestão, nesse momento, para compor a ExDEEPe, e logo, não se retirar representantes para a Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia. O debate expôs argumentos prós e contras, em consideração à proposta levantada pela maioria dos membros da gestão (2011-2012) da ExDEEPe e aceita para debate, pelo coletivo reunido. Todo o debate girou em torno da mobilização estudantil em nível distrital e nacional, no que tange à participação de estudantes nesse processo, e sobre a responsabilidade que integrantes da ExDEEPe e ExNEPe se dispõe em assumir, mas se indispõe em cumprir, e avaliando que o movimento estudantil de pedagogia, como um todo, tem se voltado para a realização de encontros, quando avaliamos que estes espaços precisam estar a serviço do Movimento Estudantil, e não o contrário, como vem acontecendo. Também foram considerados fatores sobre ataques constantes contra aqueles que se dispõe em “fazer”, por quem não assume responsabilidades – isso tanto em nível local quanto nacional. Expomos, aqui, os constantes ataques que nossa Executiva, sobretudo, pessoalizados, vem recebendo de integrantes de outras Executivas, como de coletivos do Movimento Estudantil, a saber o MEPR (Movimento Estudantil Popular Revolucionário) e a majoritária da UNE (União Nacional de Estudantes). 
Avaliamos que outro caminho seja necessário para levantar os estudantes em uma organização coletiva, em prol daquilo que acreditamos ser o certo, e avançar na luta. Assim, por maioria simples de voto, contabilizando apenas um voto contrário e duas abstenções, o coletivo decidiu em não retirar uma gestão para sua entidade repersentativa, nesse momento, afim de aprofundar o debate sobre a representação estudantil, valorizar a autonomia estudantil sem a frente de cargos ocupados, percorrendo outros meios com outras ferramentas para rearticular o Movimento Estudantil de Pedagogia, no intuito de se fortalecer. Também consideramos que não estamos correndo dos embates travados dentro da militância, mas sim, afim de findar as picuinhas que se pessoalizam sempre contra nossos representantes e atingem o caminhar do nosso movimento. Fatos esses bem visíveis no 32º ENEPe (Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia), como os ataques direcionados a nossa Executiva, pessoalizados com fatos sem bases verdadeiras e concretas, contra nossa representante na ExNEPe. Também evidenciamos a crítica sobre a atual conjuntura de organização do MEPe, sobre o muito que se fala, e o pouco que se realiza. Sabemos que podemos avançar, quando os desejos pessoais de coletivos forem deixados de lado, e ferramentas sejam usadas para que o debate atinja a maioria, com ciência, e não por “imposição” de pensamento. Evidenciamos a crítica sobre a organização “carguista” que atingimos, e o “medo” que percebemos que a ExNEPe tem tido em saber o que verdadeiramente as nossas bases pensam e em como querem agir.
Sendo assim, não extinguimos nossa Executiva, e nem nos opomos em continuar a construir a ExNEPe. Mas em defesa dessas entidades representativas, é que nos propomos, em uma responsabilidade social e autonoma assumida, em que não se centraliza em quem ocupa o espaço/cargo, mas sim, descentraliza para que o MEPe-DF e Entorno vá assumindo, em razão de si mesmo, e não em vontade e disposição pessoal de alguns; assim como nos abstemos do voto pela entidade em espaços como o FoNEPe (Fórum Nacional de Entidades de Pedagogia) e reuniões da ExNEPe, para dar valor e razão a nossa voz. Não temos medo de não poder votar. Temos medo de continuarmos sendo calados, e ouvidos apenas quando nos vemos obrigados em usar do “grito”. Deliberamos, então, pela realização do Fórum Permanente de Formação de Base dos(as) Estudantes de Pedagogia do Distrito Federal e Entorno. Sua primeira reunião se realizará na tarde de sábado, do dia 01 de dezembro de 2012, na Biblioteca Nacional de Brasília, afim de dar continuidade e aprofundar o debate iniciado no IV EDEEPe. A frente desse Fórum será levada pelas entidades representativas de curso (CA’s e DA’s) e estudantes que se dispuserem em participar do espaço. Ou seja, ele funcionará se houver um coletivo disposto em realizá-lo. 
Afim de contribuir com o debate e o avanço da nossa luta – que se faz a cada dia e não em encontros – convidamos as entidades representativas do DF e Entorno e estudantes a estarem mobilizando suas bases, e compondo o espaço do Fórum. Também, em contribuição ao MEPe em nível Nacional, convidamos os Estados, que possuam gestão em suas entidades ou não, a fazerem o mesmo. Muito se fala em avançar, agora está na hora do MEPe estar nas mãos de quem realmente o faz: a base estudantil.

Há-Braços!
Brasília, 10 de dezembro de 2012.

ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DO DISTRITO FEDERAL E ENTORNO
IV ENCONTRO DISTRITAL E ENTORNO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA

Nenhum comentário: