terça-feira, 20 de novembro de 2012

ATA DA PLENÁRIA FINAL DO IV EDEEPe


ATA DA PLENÁRIA FINAL DO IV ENCONTRO DISTRITAL E ENTORNO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA

Saudações de Luta!

No último sábado, dia 10 de novembro de 2012, nós, estudantes de Pedagogia do Distrito Federal e Entorno nos reunimos em Plenária Final no seu IV Encontro Distrital e Entorno de Estudantes de Pedagogia, em que o foco do debate foi sobre a Representação Estudantil. Depois de longo debate apresentando problemáticas e avanços do Movimento Estudantil de Pedagogia em nível Distrital e Nacional, foi apresentado a possibilidade em não se retirar uma gestão, nesse momento, para compor a ExDEEPe, e logo, não se retirar representantes para a Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia. O debate expôs argumentos prós e contras, em consideração à proposta levantada pela maioria dos membros da gestão (2011-2012) da ExDEEPe e aceita para debate, pelo coletivo reunido. Todo o debate girou em torno da mobilização estudantil em nível distrital e nacional, no que tange à participação de estudantes nesse processo, e sobre a responsabilidade que integrantes da ExDEEPe e ExNEPe se dispõe em assumir, mas se indispõe em cumprir, e avaliando que o movimento estudantil de pedagogia, como um todo, tem se voltado para a realização de encontros, quando avaliamos que estes espaços precisam estar a serviço do Movimento Estudantil, e não o contrário, como vem acontecendo. Também foram considerados fatores sobre ataques constantes contra aqueles que se dispõe em “fazer”, por quem não assume responsabilidades – isso tanto em nível local quanto nacional. Expomos, aqui, os constantes ataques que nossa Executiva, sobretudo, pessoalizados, vem recebendo de integrantes de outras Executivas, como de coletivos do Movimento Estudantil, a saber, o MEPR (Movimento Estudantil Popular Revolucionário) e a majoritária da UNE (União Nacional de Estudantes). Avaliamos que outro caminho seja necessário para levantar os estudantes em uma organização coletiva, em prol daquilo que acreditamos ser o certo, e avançar na luta.
Por volta das  17h00 do dia 10 de novembro de 2012, por maioria simples de votos, contabilizando um voto contrário e duas abstenções, os participantes do IV EDEEPE decidiram, e por estar de acordo com o artigo 17 e 22 do estatuto da ExDEEPe, a não retirada de gestão para a ExDEEPE, nesse momento, a fim de aprofundar o debate sobre a representação estudantil, valorizar a autonomia estudantil sem a frente de cargos ocupados, percorrendo outros meios com outras ferramentas para rearticular o Movimento Estudantil de Pedagogia, no intuito de se fortalecer. Também consideramos que não estamos correndo dos embates travados dentro da militância, mas sim, a fim de findar as picuinhas que se pessoalizam sempre contra nossos representantes e atingem o caminhar do nosso movimento. Fatos esses bem visíveis no 32º ENEPe (Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia), como os ataques direcionados a nossa Executiva, pessoalizados com fatos sem bases verdadeiras e concretas, contra nossa representante na ExNEPe. Também evidenciamos a crítica sobre a atual conjuntura de organização do MEPe, sobre o muito que se fala, e o pouco que se realiza. Sabemos que podemos avançar, quando os desejos pessoais de coletivos forem deixados de lado, e ferramentas sejam usadas para que o debate atinja a maioria, com ciência, e não por “imposição” de pensamento. Evidenciamos a crítica sobre a organização “carguista” que atingimos, e o “medo” que percebemos que a ExNEPe tem tido em saber o que verdadeiramente as nossas bases pensam e em como querem agir.
Sendo assim, não extinguimos nossa Executiva, e nem nos opomos em continuar a construir a ExNEPe. Mas em defesa dessas entidades representativas, é que nos propomos, em uma responsabilidade social e autonoma assumida, em que não se centraliza em quem ocupa o espaço/cargo, mas sim, descentraliza para que o MEPe-DF e Entorno vá assumindo, em razão de si mesmo, e não em vontade e disposição pessoal de alguns; assim como nos abstemos do voto pela entidade em espaços como o FoNEPe (Fórum Nacional de Entidades de Pedagogia) e reuniões da ExNEPe, para dar valor e razão a nossa voz. Não temos medo de não poder votar. Temos medo de continuarmos sendo calados, e ouvidos apenas quando nos vemos obrigados em usar do “grito”.
Deliberamos, então, pela realização do Foi criado o FÓRUM PERMANENTE DE MOBILIZAÇÃO DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DO DF E ENTORNO, com eixos de trabalho de base nos cursos de pedagogia do DF e Entorno buscando a reconstrução/reorganização do MEPe na região. Sua primeira reunião se realizará na tarde de sábado, do dia 01 de dezembro de 2012, na Biblioteca Nacional de Brasília, a fim de dar continuidade e aprofundar o debate iniciado no IV EDEEPe, com a temática pautada: Representação Estudantil. A frente desse Fórum será levada pelas entidades representativas de curso (CA’s e DA’s) e estudantes que se dispuserem em participar do espaço.  Seu patrimônio estará sob responsabilidade repartida igualmente por todos os CA’s que participaram a criação do FÓRUM.
A fim de contribuir com o debate e o avanço da nossa luta – que se faz a cada dia e não em encontros – convidamos as entidades representativas do DF e Entorno e estudantes a estarem mobilizando suas bases, e compondo o espaço do Fórum. Também, em contribuição ao MEPe em nível Nacional, convidamos os Estados, que possuam gestão em suas entidades ou não, a fazerem o mesmo. Muito se fala em avançar, agora está na hora do MEPe estar nas mãos de quem realmente o faz: a base estudantil.

Há-Braços!
Brasília, 10 de dezembro de 2012.

ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DO DISTRITO FEDERAL E ENTORNO
IV ENCONTRO DISTRITAL E ENTORNO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA

Nenhum comentário: